A Arte da pintura na época da indústria cultural

25 05 2009
  • A importância de Max Horkheimer e Theodor Adorno, os famosos filósofos e sociólogos alemães que inventaram o termo indústria cultural,  é importante para a arte de pintar.

A pintura , é uma arte estética,  que consiste na técnica de descrever através de pigmentos. Neste sentido, a pintura é considerada uma arte essencial, tão remota como o ser humano. A pintura não se limita a algo que é desenhado com tintas; também pode ser ser feita com outras formas.

O Homem inserido na sociedade industrial e capitalista, é bombardeado pela matéria visual. Como resposta, a pintura reagiu conforme à indústria.

A Pop Art

Um dos primeiros movimentos que apareceram, resultado da indústria cultural, foi o movimento pop art. O pop art é um movimento artístico que surgiu na década de 50, na Grã-Bretanha e Estados unidos da América.

Um dos seus percursores foi Andy Warhol.

Andy Warhol

O pop art, é em si, um tipo de arte que utiliza figuras e ícones populares nos temas das suas figuras. A razão crítica e irónica da sociedade capitalista. Irónica, pois a sociedade capitalista apoderou-se desta forma de arte. Ela operava com jogos de cores, materiais, e produtos intensos, reproduzindo objectos do quotidiano. Transforma-os desta forma, em arte.

P1000502

Brillo, uma marca de soap pads (esfregões de cozinha), desenhado e pintado à maneira da Pop Art

Outra coisa que neste tipo de arte acontece é as apropriações. A pop art apodera-se de outros artistas, como Elvis Presley, Jimmy Hendrix, Marlon Brando, e Marylin  Monroe.

Marylin Monroe, representada numa peça Pop Art

Realça novamente a ideia de Adorno “A Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.”

A Pop Art produziu uma nova transformação do que era comum, e aproximou a arte do consumismo , já que se utilizava de objectos próprios delas.  Arte difícil de reconhecer, reconhecida por poucos.

Artistas do género:

  • Roy Fox Lichtenstein
  • Wayne Thiebaud
  • Yayoi Kusama
  • Peter Blake
  • Andy Warhol

Outras artes de pintura

  • Movimentos artísticos contemporâneos

O cubismo, um movimento com origem em França, caracteriza-se com a ideia de que a pintura não ser imitação da realidade; Normalmente, descrevem planos e perspectiva, e cada pessoa tem um interpretação diferente; Foram influenciado pela sociedade indirectamente, e pela revolução cientifica. De facto, é um procura do diferente.

Uma obra Cubista de Picasso

Uma obra Cubista de Picasso

Neste ramo, tempo Picasso, Juan Gris, Jean Metzinger, e Braque.

Sabia que …

…Pablo Picasso participou para um anúncio publicitário da Apple? Fica a questão:  o simples facto de Picasso ter participado nesse anúncio pode ter beneficiado a empresa? (comenta!)

O Dadaísmo é outro movimento, que descreve a tal mudança  das formas do passado (descritas por Adorno). Dada é um termo que significa ” relação mais ancestral da realidade “. Neste sentido elevam-se objecto do quotidiano, a obras de arte.

Uma obra de Hannah Hoch, já referida à indústria

Hannah Hoch, com um quadro referido à Indústria cultural.

Ainda existem outros, como o surrealismo. Este movimento surge um pouco antes das teorias de Adorno e Herkheimer, mas sugerem a tal mudança de mentalidade. Retrata o inconsciente humano, com forte influência da teoria psicanalítica de Sigmound Freud, e com os avanços científicos.

A persistência da memória, um quadro da autoria de Salvador Dali

A persistência da memória, um quadro da autoria de Salvador Dali; alguns especialistas defendem que está influenciado com teorias cientificas, como a de Einstein, quanto ao tempo

Artes de pintura na base industrial cultural

Grafitti

  • O conceito graffiti surgiu em Roma, na antiguidade, para referir um inscrição num determinado local ou edifício que não tem autorização prévia do proprietário.

O apogeu do graffiti começa nos anos 70, no outro lado do Atlântico (Estados Unidos da América), dentro dos bairros. Nesta idade, recorre-se ao uso de aerossóis (sprays). Aliás, é esta a característica que destaca esta arte das restantes.

Existem várias formas de graffitis. A forma mais antiga é o “tag”, que surge nos anos 30, em bairros de gangs,negros e pobres a fim de determinar o território. O tag, é a assinatura do artista criador do graffiti. Considera-se que tag, é uma obra de vandalismo.

Um exemplo de um tag

Um exemplo de um "tag"

Esta arte existe em todo o mundo. Além disso, também está rodeada de controvérsia: o graffiti é por norma ilegal em espaços privados não autorizados; é tido como um acto de vandalismo, devido aos massivos tags, a outros  elementos. A verdadeira arte de graffiti está nas grandes obras.

É algo conjunto, e uma imagem da sociedade: existem graffiti’s sobre  Marxismo,guerra, música, ídolos artístico, cultura de massas etc; Além isso, esta arte está relacionada com movimentos com a mesma temática: neste caso, o rap, beat box,hip-hop, e breakdance;

Graffiti com elemento da tecnologia (influência indústrial)

Graffiti com elemento da tecnologia (influência indústrial) e da mitologia (influência cultural)

Reverse Graffiti

O reverse graffiti, tem a mesma temática do graffiti, embora tenha uma ideologia diferente. Basicamente, limpam fazendo arte.

Existe, dentro deste estilo, o Dust Tagging (desenho, por limpeza de pó) e o Wash Tagging (por limpeza a água).

Não existe muito a dizer sobre este tipo de arte muito contemporâneo. É bastante engraçado. O Dust Tagging é baseado na indústria cultural, utilizando antigo ícones ou pinturas famosas, como a Mona Lisa.

Dust tagging por Scott Wadde

Dust tagging por Scott Wadde

Outro tipo de Dust Tagging é este, em que o artista utiliza panos com produto químico, para limpar o alcatrão de um revestimento do túnel.


Já o Wash Tagging, aplica a técnica stencil (por moldes), e utilizando máquinas lavadoras de veículos e de ruas à pressão. O efeito fica fantástico, contudo, os donos das propriedades não ficam contente com a limpeza, no mínimo, artistica.

Em conclusão: a pintura está muito submetida à cultura industrial. Por isso esta está continuamente a adaptar-se aos novos meios.

Reverse Graffiti Project, com uma obra urbana

Reverse Graffiti Project, com uma obra urbana


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: