Arte do cinema na época das indústria culturais

27 05 2009

O cinema, conhecido como a “sétima arte” é uma arte de expressão e ficção, que surgiu em Paris, pelos irmãos Lumière. A primeira exibição realizou-se 1895, com grande apoio do público, conquistando todo o mundo.

A sétima arte produz obras de vários tipo e géneros: longas, curtas e média metragens; dentro do géneros dramático,acção, ficção cientifica.

Esta revelou-se uma arte e uma forma poderosa de comunicação, pois estas obras são capazes de influenciar a forma de como vivemos a vida (seja a nível psicológico, social, ou ainda industrial).

A indústria cultural intervêm no cinema, no aspecto que pode promover a indústria.

Os deuses devem estar loucos, é uma obra cinematográfica, com forte influência da indústria cultural.

Os deuses devem estar loucos, é uma obra cinematográfica, com forte influência da indústria cultural.

O cinema em si, foi promovendo a indústria. Existem inúmeros casos: Os Deuses devem estar loucos, é um enredo que está à volta de uma garrafa de Coca-Cola. No filme,  Italian Job, faz-se uso da marca Mini; O filme “Eu, robot”, promove diversas marcas, desde Converse All-Star à AUDI. Existe ainda, quem refira que os filmes violentos, promovem a violência.

Eis um trecho do filme, Eu, robot com elementos futuristas, que influência o consumo

Eis um trecho do filme, "Eu, robot" com elementos futuristas, que influência o consumo

Assim, o cinema, além de arte e forma de expressão é uma indústria cultural, que é influênciada por outras indústrias e que promove aos espectadores, o consumismo.

Importante: o cinema tem vários géneros; alguns desses géneros deram origem a um tipo de marketing, à base do vídeo.


Ações

Information

Deixe um comentário